sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Minha nova "descoberta", a língua russa.

Nem sei dizer com exatidão quando aconteceu. Só sei que de uns tempos pra cá me interessei muito por países como Finlândia, Suécia, Rússia, etc. Aí me deu uma vontade enorme de aprender as respectivas línguas desses países. E a que chamou minha atenção, em primeiro lugar, foi a língua russa.

Eu sempre tive certa tendência a ser auto-didata. Aprendi inglês praticamente sozinha (afinal não considero as eternas aulinhas de "verb to be" da escola como algo que tenha me ensinado muito...) e hoje em dia posso dizer que tenho um bom nível, de intermediário a avançado. Então a idéia de aprender um nova língua, totalmente diferente do inglês, não só não me assustou como também me deixou muito animada!

Sempre digo pro meu marido e pra quem mais quiser ouvir: eu amo a internet! Eu sei que é uma coisa meio babaca, mas ainda assim não canso de me encantar com a facilidade de encontrar coisas online. Só usa mal a internet quem é besta ou não sabe mesmo as maravilhas que ela nos "oferece". Digo isso porque, assim que decidi que russo seria minha próxima língua, embarquei na tarefa de encontrar livros/vídeos/textos/etc que me ajudassem e a quantidade de torrents e vídeos maravilhosos que achei foi incrível.

Então, comecei a estudar. Meu primeiro desafio foi entender/decorar o alfabeto cirílico. E, como doidice perfeccionismo é algo sempre presente em mim, resolvi que também me seria útil aprender o alfabeto russo em forma cursiva, onde algumas letras são totalmente diferentes de sua versão impressa.

Essa musiquinha tem sido extremamente útil!



Meu caderno de caligrafia russa. Mais uma das maravilhas que encontrei nas internês e que vem me ajudando muito
(se quiser, pode baixá-lo AQUI)

Os livros que mais venho usando são "Basic Russian" (John Murray and Sarah Smyth), "Breve Manual de Língua Russa" (Nina Potapova), "Russian For Dummies" (mais pela parte de áudio/conversação, porque não gosto muito do fato de usarem transliteração ao invés de aplicar o alfabeto cirílico, coisa que acaba confundindo um pouco) e "Teach Yourself Beginner Russian Grammar".

Dos vídeos que encontrei, os mais canais mais legais são: Antonia Romaker (que ensina tanto russo quanto inglês), Easy Russian (de uma menina meio doidinha, mas super engraçada!), Russian World Lesson (bem mais didático, por isso o que mais tenho assistido, apesar de pular algumas partes por achar meio repetitivas ou um pouco devagar), Fun Russian (tem lições bem rápidas e objetivas, bom pra relembrar tópicos) e RussianPod101 (também bem dinâmico). Todos esses canais são em inglês porque sinceramente não encontrei muita coisa em português que ensinasse russo de um jeito que segurasse minha atenção. Mas até tem material brasileiro, como o canal RussoEmPortuguês.


 
Um dos vídeos da Antonina Romaker, pra vocês verem que legal

Como o aprendizado é sempre melhor quando foca várias áreas relacionadas, também tenho pesquisado bastante sobre a cultura e história russa, além do pratos típicos e coisas do tipo. Ando muito a fim de aprender a fazer "Борщ" (Borsch, sopa de beterraba, prato tradicional). E quem sabe até bordar algumas "matryoshkas" (ou, mais longe ainda, talvez tatuar uma pequenina...)
 матрешкаc (matryoshka)

Também planejo assistir filmes sobre Anna Karerina (ou ler o livro também) e Anastácia (fiquei curiosa sobre ambas as histórias, haha!)

E, pra terminar, um dos livros que pretendo ler sobre o assunto é "Os Russos". Imagino que seja bom.


 Ao longo do meu progresso vou postando mais coisas russas para quem se interessar. Espero que tenham curtido (eu tô adorando tudo relacionado!).

3 comentários:

Mariana Greyjoy disse...

Eu sempre quis aprende russo!Sou grande fã da literatura e da história desse país! E recentemente resolvi fazer uma incursão ao seu cinema,te recomendo os filmes:Crime & Castigo (1970), Moscou não acredita em Lágrimas e Taxi-Blues.
Ah eu tentei ser auto didata uma vez,com o inglês e com alemão mas não deu muito certo,mas ultimamente tenho pensando em tentar a voltar a estudar essas duas línguas.

Um beijo!Mariana.

Isabella Duarte Chaves disse...

Oi, Isabela! Tudo bem? Vc pode disponibilizar o link do caderno de caligrafia, por favor? :)

Isabela Lennon disse...

Oi Isabella! O link é esse aqui: http://pt.scribd.com/doc/141705654/Primeros-Trazos-de-Caligrafia-Rusa#scribd

Vou editar o post e incluí-lo pra quem mais se interessar :) Obrigada pelo comentário! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...