domingo, 25 de novembro de 2012

The Band, uma maravilhosa banda canadense

Quando eu tinha 12 anos, meu pai ressuscitou nosso antigo video cassete (um modelo de 1987 tão antigo que o controle remoto tinha fio). Ele começou a assistir várias fitas que estavam guardadas. Uma delas era de um tal show de uma tal banda chamada "The Band". Lembro que me interessei em ver esse show porque meu pai tinha comentado que o Ringo Starr fazia uma participação especial (pois é, nessa época eu já era beatlemaníaca). Então resolvi assistir ao filme, só para ver como era. Se chamava "The Last Waltz" (na época que foi lançado no Brasil, nos anos 70, o intitularam como "O último concerto de Rock". Ah, como essas traduções eram nada a ver!).

E quando vi o filme...

...Eu endoidei do começo ao fim...

...E passei a amar The Band.

The Band foi uma banda canadense de  Rock que tocou com nomes como Ronnie Hawkins e Bob Dylan. Eles não foram muito conhecidos durante sua carreira e, ironicamente, o auge de sua história foi com o filme "The Last Waltz", dirigido por Martin Scorcese, que documentava o último show da banda antes de sua separação. A fotografia desse filme é linda e as músicas, maravilhosas. O show foi apresentado e gravado em 1976, mas o filme só foi para os cinemas em 1978. A apresentação contava com a participação de grandes nomes do Country/Blue/Folk, como: Muddy Waters, Dr. John, Joni Mitchell, Neil Young, Bob Dylan, Eric Clapton, Neil Diamond, Ringo Starr, Ron Wood (dos Rolling Stones), entre outros (muuuitos outros!).

Trailer do filme:

                 

Posso dizer que já assisti a esse filme, pelo menos, umas 25 vezes nesses 10 anos. Antes em VHS, depois em DVD. Cheguei até a decorar algumas frases que eles falam. Não sei explicar o porquê, mas esse filme sempre me trouxe boas emoções; todas as músicas que aparecem nele me marcaram de algum modo e me trazem boas lembranças da época em que o vi pela primeira vez. Sem contar que foi através desse longa que tive interesse em conhecer mais à fundo nomes da música como Neil Young, Neil Diamond e Joni Mitchell.

Garth Hudson, Richard Manuel, Levon Helm, Robbie Robertson e Rick Danko, eis The Band!

A banda retornou à ativa anos depois desse filme com uma formação um pouco diferente e continuou fazendo shows por aí. Em 1986 um dos vocalistas e multi-instrumentista da banda, Richard Manuel, faleceu; em 10 de dezembro de 1999, foi a vez do baixista Rick Danko nos deixar e, em 19 de abril de 2012, o baterista Levon Helm também partiu (fiquei tão mal com isso!)

Fico triste que eles não sejam muito conhecidos no Brasil, pois seu som é ótimo e sua discografia repleta de discos muito legais. Recomendo fortemente álbuns como "Music from the Big Pink".

Tenho um carinho especial por The Band  e considero-os uma das minhas bandas preferidas (ao lado de Beatles e Thin Lizzy).

A discografia deles pode ser encontrada aqui =)

3 comentários:

Bianca Moraes disse...

Aaaah... fiquei com vontade de assistir! Não tem como não ficar, depois de você falar assim tão incrivelmente! :)

;*

Si disse...

Eu sou péssima com nome de bandas, mas é bem provável que eu conheça as músicas deles...e se não conheço, gostaria de conhecer.
Bjus e carinhos, fica com Deus

Aline Lacroc disse...

Caraca! Controle remoto com fio??? hahahaha.. esse é antigo! O trailer é bacana, deu vontade de ver a versão completa. Beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...